Nosso Blog

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Para muita gente, trabalhar em casa é uma realidade. Dados mostram que quase 4 milhões de pessoas no Brasil trabalham no home office. Em paralelo a esse número, o vírus COVID-19 segue causando impacto em diversas comunidades. Não foi diferente por aqui, sobretudo depois do primeiro caso da doença confirmado no país em fevereiro.

Desde então, empresas — principalmente em São Paulo — passaram a liberar seus funcionários para trabalhar de forma remota. Alguns exemplos: o BNDES e a XP Investimentos são grandes companhias que aderiram ao home office — o que surge como mais uma medida para evitar a disseminação do vírus.

 

E o que fazer para tentar não desacelerar a produtividade? O Google, buscando aprimorar produtos e serviços, liberou o acesso gratuito aos recursos avançados do Hangouts Meet para os clientes do G-Suite até o dia 1º de julho de 2020. Abaixo, dicas para melhorar a qualidade e aproveitamento da sua videochamada.

Flexibilidade é fundamental na vida de pais que trabalham em casa. E na vida de uma mãe que trabalha em casa — meu caso, por sinal —, a tecnologia é uma aliada que garante mais flexibilidade no meu dia a dia. Às vezes, meu filho fica doente ou preciso de um encanador para fazer reparos no meu banheiro, por exemplo. Quando esses imprevistos acontecem, confesso que tenho a sorte de ter um emprego que me permite trabalhar remotamente com ajuda de videochamadas, uma das maneiras mais fáceis de acompanhar reuniões e encontros profissionais.

Ainda assim, a verdade é que fazer uma call nem sempre é tão simples. Explico: as crianças sobem em você, o cachorro late, há barulho de fundo… Você entendeu. Já passei por alguns momentos constrangedores e já cometi muitos erros, mas também aprendi algumas coisas ao longo da minha jornada. Neste artigo, divido 5 dicas para que tudo corra bem enquanto você faz sua videochamada em casa.

Dica 1: Escolha o ambiente certo

Trabalhando em casa? Confira 5 dicas para melhorar suas videochamadas

Quando tenho que discutir um assunto complexo ou fazer um brainstorm, as videochamadas são mais eficientes do que conversar no chat ou por email. É por meio de uma call que conheço melhor meus colegas de equipe que trabalham em outros países e em diferentes fusos horários. Mas quando estiver em uma ligação, observe o que está ao seu redor e não se esqueça de reparar no cenário ao fundo.

Escolha uma parede lisa e evite janelas abertas com muita iluminação. E mais uma dica: se você estiver com laptop, apoie-o em uma superfície estável. Certa vez, fiz uma call com o laptop no meu colo e, ao final da chamada, o outro participante da reunião disse que o balanço sutil da tela era extremamente perturbador.

Dica 2: Convide qualquer pessoa a qualquer momento

Nem sempre a videochamada precisa ser agendada. Em uma longa conversa por email, por exemplo, é possível simplificar o trabalho agendando uma call com participantes da sua equipe e com parceiros externos também. O Hangouts Meet cria automaticamente códigos de ligação internacional para que as pessoas possam ligar para você de qualquer lugar do mundo. Além disso, você pode convidar pessoas por 3 caminhos diferentes: via Google Agenda, email ou telefone. Confira a Ajuda do Meet para começar.

Dica 3: Está apresentando a reunião? Mostre apenas o que deseja mostrar

Trabalhando em casa? Confira 5 dicas para melhorar suas videochamadas

Você não ama aquele momento em que está compartilhando a sua tela e, de repente, todos da reunião estão lendo o seu mail? Para evitar isso, compartilhe uma janela específica da sua videochamada. Essa medida garante que você mostre apenas o que você deseja mostrar.

Dica 4: Quer ter a visão do todo? Mude o modo de exibição

Esse é um dos meus recursos favoritos do Meet: a possibilidade de alterar os modos de exibição da tela. Por exemplo: se alguém estiver mostrando uma apresentação em slide e, ao mesmo tempo, estiver acontecendo uma discussão animada no escritório, você pode alterar o layout da tela para que somente as pessoas apareçam, e não a apresentação. Descubra.

Dica 5: Seja verdadeiro

Todo mundo tem uma vida fora do trabalho. Dependendo da cultura da sua empresa, pode ser bom mostrar um pouco da vida "real" ao seu redor, como deixar o seu filho acenar para a câmera ou fazer um breve almoço no meio da call naquele dia cheio de ligações. Mostrar um pouco da sua rotina pode promover conexões mais verdadeiras com os colegas de trabalho e até criar empatia nas pessoas com que você tem que lidar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Em plena campanha de divulgação e venda do livro #EngageforBusiness. Em seu primeiro capítulo, Paulo Pandjiarjian conta os bastidores de sucesso da maior competição mundial de educação profissional, a #WorldSkillsSãoPaulo2015, em que o Brasil ficou em primeiro lugar. Na atual edição, em Kazan, na Rússia, ficamos na terceira posição. O livro está sendo vendido pelo mesmo preço do lançamento (R$ 58,90), através de boleto do Banco Inter. Pedidos pelo whatsapp (11) 9-9609-9843. O autor entrega o livro autografado em mãos! Bora aproveitar?! 😀

 
 
 
 
 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Se a sua internet ou rede Wi-Fi estiver mais lenta do que o habitual, isso pode ser um sinal de que ela está comprometida. Um hacker pode estar usando sua rede para fazer várias atividades, incluindo downloads ilegais de arquivos de entretenimento, como playlists e vídeos, e até mesmo para roubar suas informações pessoais.

Então, como você pode verificar se alguém está usando sua rede para atividades maliciosas?

Você deve começar verificando os dispositivos associados ao seu roteador. Dessa forma, você poderá ver quantos dispositivos estão registrados em sua rede e se algum deles não lhe parece familiar. Veja o que fazer: faça login no seu roteador digitando seu endereço IP diretamente na barra de endereço do navegador. Na maioria das configurações, http://192.168.0.1 ou http://192.168.1.1 deve funcionar, ou pode estar escrito no próprio roteador, juntamente com o nome de usuário e senha.

Depois de fazer login, vá para uma seção chamada Dispositivos Conectados ou Lista de Dispositivos, onde você encontrará uma lista de todos os endereços IP que estão sendo usados atualmente em sua rede. Infelizmente, nem todos os dispositivos terão um nome que os torne facilmente reconhecíveis (como: iPhone do Peter ou laptop do Jack), o que significa que você precisa descobrir o endereço IP de cada dispositivo.

Para evitar um ataque no seu sistema, você deve verificar se o seu roteador ainda está usando o WEP (tipo de protocolo de autenticação) como um método de segurança. Se sim, significa que o seu roteador é muito antigo e está vulnerável a ataques cibernéticos. Se você comprou seu roteador nos últimos 5 anos, ele deve oferecer suporte a um protocolo de autenticação mais seguro, como WPA ou WPA2. Você pode verificar isso fazendo login no seu roteador a partir do seu laptop, em seguida vá para Configurações Sem Fio e escolha o seu protocolo de autenticação preferido. Além disso, certifique-se de alterar a senha do WPA2, utilize uma palavra longa que tenha uma combinação de números, letras e símbolos como: #% * <$?! = +.

Veja outros passos simples que podem ser seguidos para garantir que sua rede não seja invadida:

  • Alterar a senha padrão do administrador no seu roteador.
  • Ocultar seu SSID – SSID é o nome da sua rede (por exemplo, “WiFi do Peter”) e você pode ocultá-lo para que ele não seja visível para outras pessoas
  • Filtragem de IP – Isso bloqueia seu endereço IP; no entanto, tenha em mente que os hackers sabem como alterar um endereço IP
  • Filtragem MAC – Se você for um usuário de Mac, esse é um método muito seguro, pois bloqueia o dispositivo por meio do endereço de hardware que é único e foi gerado durante o processo de fabricação.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Inscrições podem ser feitas até um dia antes do evento, que acontecerá em 2 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo, e no DevCamp, em Campinas

Estão abertas as inscrições para o Google Cloud OnBoard, programa de treinamento para desenvolvedores, programadores e especialistas em TI sobre fundamentos das tecnologias do Google Cloud Platform (GCP). Com inscrições gratuitas, o treinamento presencial acontecerá em 2 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo, e no DevCamp, em Campinas, além de contar com transmissão ao vivo em salas de cinema de seis cidades no Brasil — Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Com participação dos principais especialistas em cloud do Google e demonstrações das ferramentas de GCP, o dia de treinamento será dividido em sete módulos focados nas tecnologias e soluções de nuvem do Google, como Google App Engine, Datastore, Storage, Container Engine, Compute Engine e Network, Big Data e Machine Learning.

 

O módulo de encerramento trará dicas de como os participantes poderão alavancar suas carreiras usando os conhecimentos adquiridos. Os participantes também terão a oportunidade de realizar networking com os Googlers e especialistas presentes e receberão certificado de participação do treinamento.

Agenda completa do Google Cloud OnBoard:

· Credenciamento

· Construa o futuro da nuvem

· Módulo 1 - Apresentando o Google Cloud Platform

· Módulo 2 - Primeiros passos com o Google Cloud Platform

· Almoço

· Módulo 3 - Google App Engine e Cloud Datastore

· Módulo 4 - Opções de armazenamento do Google Cloud Platform

· Módulo 5 - Google Container Engine

· Intervalo

· Módulo 6 - Google Compute Engine e Networking

· Módulo 7 - Big Data e Machine Learning

· Potencialize sua carreira com o Google Cloud | Treinamento e certificação

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até um dia antes do evento em https://goo.gl/2blcTm O OnBoard foi criado para desenvolvedores, gerentes de TI, analistas de sistemas, engenheiros de software e arquitetos de soluções que buscam explorar soluções de Cloud. Também podem participar executivos de tecnologia e de áreas de negócios que querem entender o potencial do Google Cloud Platform.

Google Cloud OnBoard

Quando: 02 de junho, sexta-feira

Onde:

· São Paulo - Allianz Parque

· Campinas - Expo Dom Pedro

· Curitiba - Cinemark Shopping Mueller

· Porto Alegre - Cinemark Shopping Bourbon Ipiranga

· Rio de Janeiro - Cinemark Botafogo Praia Shopping

· Salvador - Cinemark Salvador Shopping

· Belo Horizonte - Cinemark BH Shopping

· Recife - Cinemark Shopping RioMar

Quanto: Gratuito

Inscrições e mais informações em:  https://goo.gl/2blcTm

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Inscrições podem ser feitas até um dia antes do evento, que acontecerá em 2 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo, e no DevCamp, em Campinas

Estão abertas as inscrições para o Google Cloud OnBoard, programa de treinamento para desenvolvedores, programadores e especialistas em TI sobre fundamentos das tecnologias do Google Cloud Platform (GCP). Com inscrições gratuitas, o treinamento presencial acontecerá em 2 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo, e no DevCamp, em Campinas, além de contar com transmissão ao vivo em salas de cinema de seis cidades no Brasil — Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Com participação dos principais especialistas em cloud do Google e demonstrações das ferramentas de GCP, o dia de treinamento será dividido em sete módulos focados nas tecnologias e soluções de nuvem do Google, como Google App Engine, Datastore, Storage, Container Engine, Compute Engine e Network, Big Data e Machine Learning.

 

O módulo de encerramento trará dicas de como os participantes poderão alavancar suas carreiras usando os conhecimentos adquiridos. Os participantes também terão a oportunidade de realizar networking com os Googlers e especialistas presentes e receberão certificado de participação do treinamento.

Agenda completa do Google Cloud OnBoard:

· Credenciamento

· Construa o futuro da nuvem

· Módulo 1 - Apresentando o Google Cloud Platform

· Módulo 2 - Primeiros passos com o Google Cloud Platform

· Almoço

· Módulo 3 - Google App Engine e Cloud Datastore

· Módulo 4 - Opções de armazenamento do Google Cloud Platform

· Módulo 5 - Google Container Engine

· Intervalo

· Módulo 6 - Google Compute Engine e Networking

· Módulo 7 - Big Data e Machine Learning

· Potencialize sua carreira com o Google Cloud | Treinamento e certificação

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até um dia antes do evento em https://goo.gl/2blcTm O OnBoard foi criado para desenvolvedores, gerentes de TI, analistas de sistemas, engenheiros de software e arquitetos de soluções que buscam explorar soluções de Cloud. Também podem participar executivos de tecnologia e de áreas de negócios que querem entender o potencial do Google Cloud Platform.

Google Cloud OnBoard

Quando: 02 de junho, sexta-feira

Onde:

· São Paulo - Allianz Parque

· Campinas - Expo Dom Pedro

· Curitiba - Cinemark Shopping Mueller

· Porto Alegre - Cinemark Shopping Bourbon Ipiranga

· Rio de Janeiro - Cinemark Botafogo Praia Shopping

· Salvador - Cinemark Salvador Shopping

· Belo Horizonte - Cinemark BH Shopping

· Recife - Cinemark Shopping RioMar

Quanto: Gratuito

Inscrições e mais informações em:  https://goo.gl/2blcTm

Pensamento

A única maneira de fazer um bom trabalho é amando o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se desespere. Assim como no amor, você saberá quando tiver encontrado.

Search