O CÂNCER DE PRÓSTATA
Menos brincadeiras, mais exames
O câncer é definido pelo crescimento rápido e totalmente desordenado das células, que com o tempo adquirem uma estrutura a ponto de se multiplicar, seja de forma rápida ou lenta. O câncerou neoplasia (como é chamado em termos médicos) possui a capacidade de espalhar-se para diversas partes do corpo denominada metástases.
O câncer de próstata afeta a próstata do homem, uma glândula do tamanho de uma noz localizado abaixo da bexiga e na frente do reto e da uretra, o canal que transporta a urina e passa através dela.
A próstata produz grande parte do sêmen do homem, um líquido espesso que contém propriedades que protegem o esperma (espermatozoides), líquido liberado durante a ejaculação do homem.
Os hormônios masculinos possuem propriedades específicas e fazem com que a próstata se desenvolva no feto e vai crescendo a medida que um menino se torna adulto.
Quando a taxa de hormônios é baixa, a glândula (próstata) não vai atingir as dimensões totais do seu tamanho. Frequentemente em homens acima de 65 anos, parte da glândula em torna da uretra cresce continuamente, isso pode causar a HPB (Hiperplasia Prostática Benigna).
A próstata é constituída por diversos tipos de células, a maioria dos cânceres de próstata tem sua origem nas células das glândulas que produz o líquido seminal do homem. Eles são chamados de adenocarcinomas.
Parte deste tipo de câncer está em queda pois está sendo diagnosticada mais rapidamente e precocemente.