Nosso Blog

Como saber se minha a minha internet/Wi-Fi foi hackeada

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Se a sua internet ou rede Wi-Fi estiver mais lenta do que o habitual, isso pode ser um sinal de que ela está comprometida. Um hacker pode estar usando sua rede para fazer várias atividades, incluindo downloads ilegais de arquivos de entretenimento, como playlists e vídeos, e até mesmo para roubar suas informações pessoais.

Então, como você pode verificar se alguém está usando sua rede para atividades maliciosas?

Você deve começar verificando os dispositivos associados ao seu roteador. Dessa forma, você poderá ver quantos dispositivos estão registrados em sua rede e se algum deles não lhe parece familiar. Veja o que fazer: faça login no seu roteador digitando seu endereço IP diretamente na barra de endereço do navegador. Na maioria das configurações, http://192.168.0.1 ou http://192.168.1.1 deve funcionar, ou pode estar escrito no próprio roteador, juntamente com o nome de usuário e senha.

Depois de fazer login, vá para uma seção chamada Dispositivos Conectados ou Lista de Dispositivos, onde você encontrará uma lista de todos os endereços IP que estão sendo usados atualmente em sua rede. Infelizmente, nem todos os dispositivos terão um nome que os torne facilmente reconhecíveis (como: iPhone do Peter ou laptop do Jack), o que significa que você precisa descobrir o endereço IP de cada dispositivo.

Para evitar um ataque no seu sistema, você deve verificar se o seu roteador ainda está usando o WEP (tipo de protocolo de autenticação) como um método de segurança. Se sim, significa que o seu roteador é muito antigo e está vulnerável a ataques cibernéticos. Se você comprou seu roteador nos últimos 5 anos, ele deve oferecer suporte a um protocolo de autenticação mais seguro, como WPA ou WPA2. Você pode verificar isso fazendo login no seu roteador a partir do seu laptop, em seguida vá para Configurações Sem Fio e escolha o seu protocolo de autenticação preferido. Além disso, certifique-se de alterar a senha do WPA2, utilize uma palavra longa que tenha uma combinação de números, letras e símbolos como: #% * <$?! = +.

Veja outros passos simples que podem ser seguidos para garantir que sua rede não seja invadida:

  • Alterar a senha padrão do administrador no seu roteador.
  • Ocultar seu SSID – SSID é o nome da sua rede (por exemplo, “WiFi do Peter”) e você pode ocultá-lo para que ele não seja visível para outras pessoas
  • Filtragem de IP – Isso bloqueia seu endereço IP; no entanto, tenha em mente que os hackers sabem como alterar um endereço IP
  • Filtragem MAC – Se você for um usuário de Mac, esse é um método muito seguro, pois bloqueia o dispositivo por meio do endereço de hardware que é único e foi gerado durante o processo de fabricação.

Pensamento

A única maneira de fazer um bom trabalho é amando o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se desespere. Assim como no amor, você saberá quando tiver encontrado.

Search